• florestaaljezur

Intervenção na Ribeira de Aljezur

O Município de Aljezur viu aprovado um apoio de 200 mil euros, o qual prevê que o Fundo Ambiental financie intervenções de reabilitação de leitos e margens das ribeiras com recurso a técnicas de engenharia natural.


No site da Câmara Municipal de Aljezur informa-se que “... o próximo passo, será o de avançar para projeto durante o corrente ano e respetiva execução durante o próximo ano de 2021. O Município pretende que seja um projeto mais ambicioso, no sentido da valorização dos recursos ambientais, culturais e históricos, e dos usos ancestrais da ribeira e da relação com a Vila de Aljezur.”


Dispomos o nosso conhecimento e aconselharia a CM de Aljezur para este projeto serve a uma verdadeira reabilitação de leitos e margens das ribeiras.


Propõe-se a CM de Aljezur respeitar as seguintes linhas de ação:

  1. Florestas autóctones como as florestas galeria de amieiros com heras, sabugueiros e outras plantas raras na zona ficam fora de qualquer ação.

  2. Quaisquer ações são baseadas em projeto elaborado por pessoal credenciado na área e concentram-se na recuperação dos troços degradados das margens das linhas de água; por exemplo onde a cana já impede o crescimento da floresta natural.

  3. Material para plantações e/ou ações de engenharia natural são para produzir à partir de matéria prima (plantas) originais da zona de Aljezur.


13 views0 comments

Recent Posts

See All